“Memory” – Curta premiada no Porto7 2012.

| Lido 3.473 vezes

No dia em que começa o Porto7 2013, venho mostrar-vos a curta-metragem de que mais gostei na edição do ano passado, e que acabou por ganhar uma menção honrosa no festival. “Memory” é realizada pelo espanhol Víctor Suñer e é uma pequena estória sobre a paixão, o sonho e as pequenas coisas da vida, como a partilha de um olhar, e o modo como elas nos podem influenciar.

Suñer mostra-nos o dia-a-dia de um homem que, após várias tentativas amorosas falhadas, cruza um olhar com aquela que crê ser a mulher da sua vida. Tendo-a deixado fugir entre os dedos, passa os dias no local onde se cruzaram, na esperança de que ela lá regresse.

A estória é assim tão simples e também tão universal, o que torna este pequeno conto em algo tão fascinante, com uma sucessão de situações com que facilmente nos identificamos e que nos aproxima do personagem em cuja mente estamos. A coisa funciona tão bem, que nem a voz off, que aqui é aquilo que nos guia pela mente deste homem atormentado, parece forçada ou um subterfúgio narrativo para colmatar outro tipo de falhas.

Mas não é só naquilo que diz que este pequeno filme é perfeito, mas também na forma como o nos mostra. A realização é extremamente eficaz e a acção é-nos narrada de forma continua mas poética. A fotografia é excelente, com movimentos de câmara perfeitos e passagens simples mas bem imaginadas. A banda sonora é envolvente e acompanha na perfeição todas as fases do enredo. Por último, os excelentes efeitos especiais que, à excepção da primeira e última imagens do filme, nem nos apercebemos que estão lá, mas são fundamentais para a verosimilhança do ambiente criado.

Resumindo, Víctor Suñer é um nome a seguir no cinema actual, que aqui nos emociona, com mestria, com as pequenas coisas que são importantes na vida.

Classificação: 5/5.

Hoje, pelas 21h30 no pequeno auditório do Rivoli, começa mais um Porto7. Esperemos que nos traga mais pequenas obras de arte como esta. Apareçam…

Deixe um comentário