Fantasporto 2011: “A Serbian Film” …da-se!

| Lido 49.680 vezes

Ao segundo dia do pré-Fantas, chegou o polémico “A Serbian Film“, de Srdjan Spasojevic, censurado em países e festivais por onde tem passado. Eu não sou, à partida, um tipo facilmente impressionável, mas confesso que este filme mexeu um bocadinho comigo. Só ainda não sei se foi no bom ou mau sentido. Depois do visionamento, só uma certeza fica: não fomos suficientemente avisados para a forma como este filme mexe connosco.

Milos é um ex-actor porno, casado e com um filho, que recebe uma proposta irrecusável de voltar à acção. Só tem uma condição: não poderá saber de antemão nada daquilo que se vai passar na rodagem. E ninguém está preparado para o que Vukmir, o realizador, tem planeado. Pedofilia, sado-masoquismo, violação, snuff, necrofilia, incesto e até newborn sex, ou seja, violência, violência e mais violência. O horror, o horror…

O que é mais estranho no meio disto tudo é que “Srpski Film” não é um mau filme, antes pelo contrário. Enquanto o podemos apreciar, na primeira meia hora, o filme é muito bem realizado e fotografado. O clima de incerteza é muito bem conseguido e a tensão que vai emergindo aos poucos é muito bem doseada. Mas depois… depois também. E é esse o maior problema. Tudo está feito de forma super realista, o que intensifica a brutalidade. As imagens são quase sempre belissimamente captadas, mesmo que aquilo que lá esteja seja horrendo. E é.

E Spasojevic tem a lição bem estudada, e procura aquilo que “Holocausto Canibal” atingiu em 1980: Ser o filme mais polémico alguma vez feito. Os tempos são outros, mais informação e tecnologia disponíveis, e os medos já não estão à flor da pele. É preciso ir mais fundo e destruir tudo aquilo em que se baseia a sociedade. Em última análise, “A Serbian Film” é para o cinema aquilo que o 11 de Setembro foi para os Estados Unidos.

Daí a censura, que aquilo que os olhos não vêem, o coração não sente. Não sou apologista da censura, em nenhuma forma ou contexto, defendo antes que “A Serbian Film” é um filme que não deve ser visto sem preparação, algo que a exibição comercial em Portugal não tem capacidade de promover. O Fantas é pois o sítio apropriado para se ter contacto com este objecto inclassificável. E que não me atrevo a recomendar a ninguém. Vão por vossa conta e risco. E podem ter a certeza de que vão exclamar algumas vezes a última palavra do título deste artigo.

Classificação: Não atribuída.

Nota: O filme volta a ser exibido Domingo, dia 27 às 23h15, em competição e com a presença do realizador. Não sei se o vou rever, mas estarei lá para ver o que o homem diz disto.

3 comentários em “Fantasporto 2011: “A Serbian Film” …da-se!”

  1. Eu arrependi-me de ter visto o filme. Nem “gore” real me incomoda mas este filme destruiu parte da minha alma. Fiquei deprimido durante um dia inteiro depois de o ver.

    Responder
    • Pois… Eu não posso recomendar a ninguém que o veja, pois o filme incomoda qualquer um. É realmente muito forte. Eu não fiquei deprimido, mas ficou-me na cabeça durante muito tempo.

      Responder

Deixe um comentário