Depois de “Day & Night“ e “The Gruffalo“, este é o Terceiro dos cinco nomeados para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. “Let’s Pollute” , realizado pelo antigo animador da Disney e da Pixar Geefwee Boedoe, é uma sátira aos filmes educacionais dos anos 50/60, distorcida por uma visão negra mas realista do mundo, no que diz respeito às questões ambientais.
Sob o mote ‘a poluição é a nossa herança e estimula a nossa economia’, este pequeno filme ensina-nos a poluir como se não houvesse amanhã, mostrando-nos as vantagens de vivermos num mundo cada vez mais poluído.
Geefwee Boedoe consegue aqui, em menos de 6 minutos e dizendo exactamente o oposto, sensibilizar para as questões ambientais que estão cada mais a preocupar a opinião publica (e politica?) mundial. Com uma animação retro, sem tentar fascinar através do realismo da animação 3d, “Let’s Pollute” faz um excelente uso da sátira, e a sua narrativa (que combina na perfeição com o seu aspecto visual) é eficaz e contundente, pondo o dedo na ferida sem ser panfletário ou moralista. A sua nomeação não surpreende, tendo em conta as tendências ecologistas da Academia, e não espantaria se saísse da cerimónia com o Óscar.
Classificação: 4/5
Infelizmente, só consegui encontrar a versão francesa (o original é em inglês), mas serve perfeitamente para fazermos uma avaliação do seu potencial. Ei-la…