Fantasporto 2010 – “La Horde”: Filmaço Para Molhar o Pãozinho…

| Lido 5.881 vezes

La Horde” foi o primeiro filme da (minha) sessão dupla de sábado à noite e foi o meu momento preferido do Fantas até agora. Sendo um filme de género muito especifico, o filme de zombies, as expectativas eram as apropriadas, mas o ambiente do festival e a despretensão e imaginação do filme tornaram-no num gozo inesperado e bem-vindo. Grande inteligência dos realizadores em começar o filme como se de um policial noir se tratasse, com um grupo de policias a dirigir-se ao covil de um gang para vingar a morte de um companheiro. Tudo o que que se passa até ao momento em que lá entram, prepara um filme completamente diferente do que é. E isso não é despropositado nem inconsequente, é manipulativo e desconcertante, como todo o bom cinema deve ser.

Realizado por Yannick Dahan e Benjamin Rocher (que estiveram presentes e apresentaram o filme), é um “Assalto ao Arranha-Céus” apocalíptico. A única diferença é que, a partir de certa altura, não há bons nem maus, apenas vivos e mortos. A caracterização das personagens é muito boa para um filme deste género, principalmente por causa do tal inicio enganador, que dá pistas para o desfecho da estória. A caracterização (física) é excelente e, apesar de ser um género muito batido, consegue ter traços de originalidade.

A nível de ambiente e ritmo narrativo “La Horde” é muito bem conseguido. E só no Fantas uma plateia é levada ao rubro, gritando e aplaudindo entusiasticamente, quando a cabeça de um zombie mais persistente e incómodo explode ao tiro certeiro de uma caçadeira. Isso demonstra o grau de exactidão com que o filme foi estruturado, sabendo dosear os picos de acção com um suspense intenso e bem controlado, gerindo as expectativas do público, mas não o defraudando.

A nível de fotografia, há um trabalho brilhante de Julien Meurice. Não é fácil, em espaços tão fechados e com um grau de destruição e gore tão grande, pôr a câmara sempre no sitio certo, e conseguir imagens perfeitas de cenas tão macabras, como a sequência ilustrada pela imagem abaixo.

Os actores são escolhidos a dedo (fisicamente) e cumprem bem nos papéis que lhes são atribuídos, apesar de invariavelmente serem apenas carne para zombie.

“La Horde” foi um filme que me encheu as medidas e, a ver pelas reacções, a (quase) todo o público presente. Não é fita para todos, houve mesmo quem abandonasse a sala. Mas quem ficou aplaudiu, riu, extasiou-se e deu por bem entregue esta sessão. Sou mesmo capaz de apostar que muitos, tal como eu, tiveram a vontade de o rever assim que terminou, Se for premiado, lá estarei no domingo outra vez.

Distanciando-me do facto de o ter visto no Fantas (senão a classificação seria um 5 redondo), ficamos assim:

Classificação: 4/5

Deixo-vos aqui mais umas fotos e o trailer…

2 comentários em “Fantasporto 2010 – “La Horde”: Filmaço Para Molhar o Pãozinho…”

  1. Mesmo sem expectativas, desiludiu-me e deixou-me desinteressado durante grande parte do filme. Apesar das boas cenas de acção (mas muito raras) e da fotografia… o filme fica-se por aquilo que podia ter sido e não foi.

    Responder

Deixe um comentário