Fantasporto 2026 – 27 e 28 de Fevereiro, 1 de Março.

| Lido 44 vezes
Fantasporto 2026 - banner

A 46ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto arranca a 27 de Fevereiro no Batalha Centro de Cinema. Este ano o Fantasporto 2026 apresenta filmes de 29 países, dos 73 que submeteram candidaturas, com dezenas de 1ºs filmes e 31 Antestreias Mundiais, Internacionais e Europeias, o que significa uma aposta do cinema mundial no Fantasporto. Continua a preocupação do festival em mostrar os melhores filmes que ilustram os temas da Modernidade e os seus desafios, sendo que os principais, a Guerra e a Inteligência Arficial, estão bem ilustrados nos filmes recentíssimos que se exibem, sejam eles no domínio da imaginação ou os que mostram a realidade que já presenciamos.

O laxanteCULTURAL, voltará a fazer a cobertura completa dos filmes exibidos na sala 1. Abaixo, poderão encontrar a 1ª parte de toda a programação para a Sala 1. As sinopses são as fornecidas na programação do Fantasporto. Após cada sessão, podem encontrar aqui a apreciação/crítica e classificação de cada um dos filmes exibidos. Junto à informação de cada filme está também o link de compra de bilhetes para cada sessão. Podem também consultar a programação da Sala 2 aqui.

6ª FEIRA, 27 de Fevereiro.

21.30 ✦ Sessão de Abertura ✦ “Suzuki=Bakudan
Fantasporto 2026 - Suzuki=Bakudan

Akira Nagai – 136’ (Jap) – SR/OE – thriller- v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Um homem preso por estar embriagado e ter destruído uma máquina de bebidas, diz ao detective que o interroga que é pobre, mas que tem a habilidade de predizer o que irá acontecer em breve. Embora não consigam saber quem é este homem que diz chamar-se Suzuki, ele avisa a polícia por enigmas sobre o que vai acontecer em breve: uma bomba em Tóquio, seguida de outras que põem a cidade em tumulto. Uma excelente interpretação de Jirô Satô, num argumento que faz o espectador seguir uma história intrigante com jogos de poder sempre inesperados. Esta é a sétima longa-metragem do realizador.

Apreciação:

Classificação:

Sábado, 28 de Fevereiro.

15.15 ✦ “The Curse
Fantasporto 2026 - The Curse

Kenichi Ugana, 95’ (Jap) – CF/OE – Horror sobrenatural – v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Ler mensagens ou abrir fotos nas redes sociais pode ser muito perigoso. A jovem Riko confia no ex-namorado que vive em Taiwan para a ajudar a desvendar as mortes violentas das amigas Shuffen e Airi. Mas seja o que for que a perturba, tudo tem a ver com mensagens violentas que estas leram e uma foto que envolve uma maldição. Agora também ela vê uma mulher de cabelos longos. Riko e o ex-namorado Jiahao vão procurar ajuda.

Um dos filmes de terror mais esperados do ano, “The Curse” percorre os mitos ancestrais maléficos e junta-os à modernidade através de uma história de redes sociais, jogando com a curiosidade juvenil pelo risco e a aventura. Do realizador da curta “Visitors”, apresentada no Fantasporto 2022.

Apreciação:

Classificação:

17.15 ✦ “Futuro, Futuro
Fantasporto 2026 - Future Future

Davi Pretto – 86’ (Brasil)- CF – v.o. port, leg ingl | Bilheteira

No futuro, já não é preciso estudar. A inteligência artificial faz tudo. O mundo dos ricos está fechado e ninguém entra. Um homem amnésico anda à procura de saber quem é e recebe ajuda de uma organização para recuperar a memória e vai reconstituir o seu passado, graças ao oráculo que lê no rosto das pessoas quem elas são e o que viveram. Uma visão pessimista, mas possível, de um futuro distópico. O realizador é conhecido pelas longas-metragens “Castanha” (2014) e “Rifle”, ambas exibidas no Festival de Berlim. Este novo filme, a sua quarta longa-metragem, foi Selecção do Festival de Karlovy Vary e Prémio Brasília 2025.

Apreciação:

Classificação:

19.15 ✦ “Journey to no End
Fantasporto 2026 - Journey to no End

Chen Xian – 94’ (China) – CF/OE – v.o., leg ingl e port | Bilheteira

No futuro, a Terra está quase vazia e os homens são encorajados a passar ao mundo virtual aos 40 anos. Um jovem fica sem o pai e decide procurar a mãe que o abandonara em criança. Na sua aventura na companhia de um amigo, o jovem Cheng Qi encontra várias personagens, um poeta rebelde, o homem mais velho do mundo e até a mãe. Terá de se conformar com a realidade ou com a realidade virtual que o retira da solidão? Esta é a primeira longa-metragem do realizador.

Apreciação:

Classificação:

21.30 ✦ “Gaua
Fantasporto 2026 - Gaua

Paul Urkijo Alijo – 92’ (Esp) – CF – horror, feitiçaria – v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Kattalin é uma jovem casada com um marido violento que vive num meio rural, dominado pelo medo dos seres da floresta, do temor a Deus e à Inquisição. Ao querer fugir do marido, vê-se envolvida com 3 mulheres que lhe vão contar histórias de horror, desde o Padre que persegue uma lebre, a amiga possuída ou o monstro do bosque. Histórias ancestrais de povos isolados com vidas duras, receosos na sua relação com a natureza.

Um excelente exemplo da qualidade do cinema espanhol, sobretudo pela realização, a fotografia e a interpretação da protagonista, Yune Nogueiras. O realizador Paul Urkijo é uma das descobertas do Fantasporto com as curta-metragens “Dar Dar” (2020) e “El Bosque Negro” (2015) e tem já 11 prémios internacionais.

Apreciação:

Classificação:

Domingo, 1 de Março.

15.15 ✦ “Scared to Death
Fantasporto 2026 - Scared to Death-

Paul Boyd – 98’ (EUA) – CF – horror sobrenatural, comédia- v.o. leg ingl e port | Bilheteira

Uma casa, vazia há 70 anos, é visitada para poder ser o cenário de filmagens de um filme de terror sobre uma sessão de espiritismo. E que melhor do que introduzir os actores do filme ao tema do que uma sessão a sério dentro da casa? Especialmente por que quem mostra a casa, um antigo orfanato, é um médium e gostaria de conhecer em pessoa o protagonista do filme, o lendário The Grog (uma interpretação notável de Kurt Deimer que também assina a música, tal como em “Hellbilly Hollow”, também exibida este ano). Mas nem tudo corre como esperam.

Divertida e inovadora comédia de horror sobrenatural que foi seleccionada para o FrightFest de Londres. O realizador, Paul Boyd, ganhou o Prémio de Melhor Filme no New York Latino Film Fest.

Apreciação:

Classificação:

17.15 ✦ “Post Truth
Fantasporto 2026 - Post Truth

Alkan Avcioglu – 103’ (Turquia) – CF – mundo digital, Inteligência Artificial- v.o. ingl e port | Bilheteira

Falado em inglês, este é a primeira longa metragem documental totalmente gerada com Inteligência Artificial. Explora a nossa relação com a tecnologia e como estamos, agora, na idade dos algoritmos. Tudo o que vemos e apreciamos, verdade ou não , acaba por nos ser imposto pela manipulação camuflada e um “overload” de imagens e informação que dominam todas as nossas escolhas. Fala também de uma super-secreta reunião em 2007, na Califórnia, onde os grandes decisores da humanidade deram uma estrutura ao mundo futuro que idealizaram.

Um filme que é absolutamente imprescindível ver e que nos abre os olhos para a realidade de hoje e de amanhã. Esta é a primeira longa-metragem do realizador, a lembrar o célebre “Koyaaniskatsi” de Geoffrey Reggio (1982) que ele homenageia. Este filme já vencedor do Prémio do Público no Frontdoc Film Festival.

Apreciação:

Classificação:

19.30 ✦ “Cativos
Fantasporto 2026 - Cativos

Luís Alves – 92’ (Port) ANTESTREIA MUNDIAL – SR/PCP – thriller, horror- v.o. port, leg ingl | Bilheteira

O amor é cativeiro. Esta é a premissa que orienta este filme. Um homem aprisiona uma mulher numa cave e vai-lhe citando frases de filmes conhecidos. Diz-lhe que ela é a sua antiga namorada que o deixou. Segue-se um jogo de poder e sedução que mantém a expectativa sobre o desfecho final.

O realizador Luís Alves é conhecido por várias curtas-metragens como ”A Cova” (2011) ou “O Caso Coutinho” (2022), já apresentado no Fantasporto em 2023 e que veio a vencer no Thess International Film festival, entre outros prémios. Com Ana Varela numa interpretação memorável e ainda com Filipe Amorim no difícil papel do sequestrador. Esta é a primeira longa-metragem do realizador.

Apreciação:

Classificação:

Este filme ainda não tem trailer disponível.

21.30 ✦ “The Trek”
Fantasporto 2026 - The Trek

Meekaaeel Adam – 103’ (Africa do Sul) – ANTESTREIA MUNDIAL- SR – acção, aventura- v.o. ingl, leg port | Bilheteira

No século XIX, um homem, a mulher grávida e uma filha pequena, atravessam as terras áridas do deserto do Kalahari na África do Sul, guiados por um homem violento. Junta-se a eles um nativo, possuidor de uma sabedoria ancestral. É ele que os vai ajudar, sentindo os espíritos do lugar, embora seja constantemente antagonizado. A luta entre o Bem e o Mal, dependente dos caprichos da Natureza. A descoberta de um exemplo da qualidade do cinema sul-africano actual. Primeira longa-metragem do realizador, um experiente e premiado director de fotografia.

Apreciação:

Classificação:

Que filmes estão a pensar ir ver ao Fantasporto 2026, e qual vos chama mais a atenção?

Deixe um comentário