Oscars 2013 – Nomeado Para Curta de Animação 1/5 – “Fresh Guacamole”.

| Lido 2.836 vezes

Como estamos em contagem decrescente para os Óscares, vou mostrar-vos, à semelhança de anos anteriores, os filmes nomeados para melhor custa-metragem de animação (espero mostrar-vos os cinco, ainda há um que não consegui encontrar), para que possamos acompanhar a cerimónia, e especialmente esta categoria, mais elucidados. E começo com “Fresh Guacamole“, um filme com menos de dois minutos e que é um prodígio na animação por stop motion.

O realizador PES, mostra-nos como fazer uma receita tradicional de guacamole recorrendo a objectos bem familiares, mas cujas semelhanças com os verdadeiros ingredientes são facilmente identificáveis.

PES (diminutivo de Adam Pesapane), é um veterano com várias curtas-metragens de animação por stop motion, que desenvolveu um estilo próprio, e cuja técnica tem vindo a apurar ao longo de 8 filmes. O que torna a sua obra (e este filme em particular) tão interessante  é a fluidez com que consegue misturar os movimentos humanos com a animação de objectos. No seu canal do youtube podem ver todos os seus filmes.

“Fresh Guacamole” não tem estória nem moral, mas é um festim para os sentidos e para o intelecto, uma vez que desafia a nossa percepção estimulando o nosso subconsciente na identificação dos ingredientes. Poderá não ser do mesmo campeonato d’ Os Simpsons ou da Disney, mas tem argumentos técnicos para competir ombro a ombro com os gigantes. Bom apetite…

Classificação: 4/5

Deixe um comentário