Oscars 2011 – Nomeado Para Curta de Animação 1/5 – “Day & Night”.

| Lido 3.616 vezes

À semelhança do que fiz o ano passado, vou trazer-vos, um a um, os cinco nomeados ao Óscar de Melhor Curta-Metragem De Animação, nas suas versões completas, para uma análise e um prognóstico mais fundamentado. E começamos da melhor maneira: com a mais recente curta-metragem da Pixar. “Day & Night” foi o filme que antecedeu a exibição de “Toy Story 3” nos cinemas, sendo por isso o mais conhecido de todos os nomeados.

Quando Dia, um sujeito alegre e solarengo, conhece Noite, sombrio e recatado, as coisas não correm bem, devido às suas aparências e naturezas distintas. Mas ao aperceberem-se de que ambos mostram versões distintas da mesma realidade, completando-se, vai nascer uma sólida amizade.

Como em todos os filmes da Pixar, este é mais um prodígio da animação 3D. Cada imagem do filme é riquíssima, sendo composta por 3 realidades que testam a atenção do espectador e forçam a vários visionamentos. Característica das curtas da Pixar (aquelas que não partem de longas-metragens anteriores, como as de “Cars” ou “Monsters Inc.“), é a total falta de diálogo (apesar desta ter uma voz off, que apenas sublinha o que estamos a ver), recorrendo apenas às imagens para contar estórias fascinantes e universais, fugindo aos clichés narrativos e técnicos. Isto torna as curtas da Pixar tão importantes como as longas, e este pequeno grande filme de Teddy Newton não é excepção. É, à partida, o grande candidato ao Óscar, e podem vê-lo na integra já a seguir…

Classificação: 4.5/5

Deixe um comentário