Timor Leste Em Filme: “Balibo” – Trailer

| Lido 6.784 vezes

Balibo” é o nome da localidade Timorense onde, em 1975, 5 jornalistas Australianos foram mortos pelas forças Indonésias, sendo dados como desaparecidos. O correspondente de guerra Australiano Roger East foi mandado para Timor para, na companhia de José Ramos-Horta, investigar o caso. Estes acontecimentos estiveram na génese da invasão Timorense pela Indonésia e de 30 anos de violência e morte, que culminou na independência do território, e no nascimento de Timor Lorosae.

“Balibo” é também o nome do thriller político que conta a verdadeira história dos crimes encobertos por mais de 30 anos. Realizado por Robert Connolly, co-escrito por si e David Williamson (“O Ano De Todos Os Perigos“) e protagonizado pelo excelente Anthony LaPaglia (basta ver “Lantana“) como Roger East e Oscar Isaac (“Body Of Lies“) como o jovem José Ramos-Horta.

O trailer mostra um filme realista, bem realizado, sem subterfúgios cinematográficos, com particular incidência na história, na estória e nos personagens, pondo-nos próximo daqueles acontecimentos medonhos que marcaram a vida de um (ou mais) povo. Contudo, o actual presidente de Timor Lorosae, José Ramos-Horta, já veio dizer que o filme suaviza os acontecimentos, e que a morte dos 5 jornalistas foi muito mais cruel do que aquilo que está no filme. Apesar de tudo, esta é uma história que deve ser contada e registada para o futuro como mais uma das grandes atrocidades do século XX. Resta saber que imagem o filme deixará de Portugal e do seu envolvimento (ou falta dele) nos acontecimentos. Estreia no final deste mês no Festival Internacional de Cinema de Melbourne.

2 comentários em “Timor Leste Em Filme: “Balibo” – Trailer”

Deixe um comentário