Decorreu esta noite mais uma edição dos Globos de Ouro, versão portuguesa, uma iniciativa da revista Caras e da SIC. Da cerimónia não vale muito a pena falar, foi mais do mesmo. No entanto, destaco alguns momentos:
– A homenagem emocionada a Artur Agustinho:
– O discurso de João Lourenço em que, dirigindo-se àqueles senhores que daqui a umas semanas se vão sentar a uma mesa a discutir os problemas do país, e pedindo-lhes que discutam a cultura durante 5 minutos disse: ‘Podem ter a certeza que por muitas troikas, banqueiros fraudulentos e maus políticos, não nos vão tirar a dignidade‘;
– O pleno que “Mistérios de Lisboa” fez na categoria Cinema;
– A entrega do Prémio Mérito e Excelência a Simone de Oliveira que, surpreendida e emocionada pela ovação da noite, fez o discurso que se esperava, frontal, sincero e sempre inspirador.
A lista completa dos nomeados e vencedores é a que se segue…
Desporto
Melhor Atleta Feminina
- Jessica Augusto
- Naide Gomes
- Telma Monteiro
- Teresa Portela
Melhor Atleta Masculino
- João Pina
- Cristiano Ronaldo
- Armindo Araújo
- Fábio Coentrão
Melhor Treinador
- Domingo Paciência
- Jorge Jesus
- José Mourinho
- Rui Rosa
Cinema
Melhor Actor
- Adriano Luz
- Cláudio Silva
- Rafael Morais
- Ricardo Pereira
Melhor Actriz
- Beatriz Batarda
- Soraia Chaves
- Maria João Bastos
- Joana de Verona
Melhor Filme
- Bela e o Papparazzo
- Como Desenhar Um Circulo Perfeito
- Mistérios de Lisboa
- Filme do Desassossego
Moda
Melhor Modelo Feminina
- Ana Sofia
- Milena Cardoso
- Milene Veiga
- Sara Sampaio
Melhor Modelo Masculino
- Bruno Rosedo
- Jonathan & Kevin
- Luis Borges
- Ruben Rua
Melhor Estilista
- Nuno Baltasar
- Filipe Faisca
- Ricardo Dourado
- Luís Buchinho
Música
Melhor Interprete Individual
- Aurea
- Mariza
- Rita Redshoes
- Camané
Melhor Grupo
- Deolinda
- Expensive Soul
- Diabo na Cruz
- Tambor
Música
- Busy For Me – Áurea
- Um Contra o Outro – Deolinda
- O Amor é Mágico – Expensive Soul
- Dá-me Um Abraço – Miguel Gameiro
Teatro
Melhor Actor
- Carlos Paulo
- Diogo Dória
- Nuno Lopes
- Miguel Guilherme
Melhor Actriz
- Alexandra Lencastre
- Elsa Galvão
- Luísa Cruz
- Isabel Abreu
Melhor Peça
- A Mãe
- O Sr. Puntila e o Seu Criado Matti
- Quixote
- Uma Família Portuguesa
Revelação (escolha do público)
- Rui Porto Nunes
- Aurea
- André Villas Boas
- Joana Santos
Prémio Mérito e Excelência
- Simone de Oliveira
Não concordo com a escolha da revelação do ano…. axo que seria melhor entregue à actriz Joana Santos…. ela sim foi uma revelação… agora esse gajo vila boas ´uma boa m….
Ahahah a sua dor de cotovelo é de louvar =)
Mais um benfiquista.
apoiado era melhor mesmo
Para mim essa categoria da “Revelação do Ano” nem faz qualquer sentido. Como é que se pode comparar um treinador de futebol, uma atriz e uma cantora? Porque é que o treinador em questão não foi antes nomeado na categoria “treinador desportivo de 2010”?
k estupidez… premio revelaçao para andre villas boas?? seria melhor entregue a joana santos mas… o k se pode fzr?
Se esse senhor estive se no benfica ja o prémio estava muito bem entregue…..Tristeza
Realmente, mt estupidez msm o prêmio revelação ser entregue ao Vilas Boas. A Joana Santos está fazer uma excelente interpretação como Diana.
O blog está muito interessante.
Bravo!
Cumprimentos cinéfilos!
O Falcão Maltês
Muito obrigado António.
O teu está muito bom.
Cumprimentos e bons filmes.
meus amigos, axo que revelação tem a ver com algo que se revela ienesperadamente, quanto aos outros nao sei, mas em relaçaão a joana santos e sim uma revelação este ano pois esta a fazer um exelente trabalho(embora me apeteça apanha la na rua e espanca la ) mas tambem o treinador andre vilas boas e uma grande revelação pois veio de quase um anonimato e fez se campeão de 4 taças ( e estamos a espera de mais uma) ganhou um campeonato sem derrotas, isto e sim uma revelação , mas cada um com a sua opinião,acho que o premio foi muito bem entregue sim senhor, mas como disse a colega do comentario a cima se o andre estivesse no bemfica ai o premio seria bem entregue, ou seja isso e mais dor de cotovelo des benfiquistas do que criticas. : ah e quanto a receber premio de melhor treinador, pro ano ja nao e revelação ai sim pra alem das 5 taças tambem trazemos este premio pra casa. abraços a todos
o André Vilas Boas não veio do nada…! veio da Académica.. não veio propriamente do anonimato :S
Ah Granda André Vilas-Boas, muito merecido este prémio venha quem vier!! Futebois à parte ele foi uma revolução muito surpreendente e positiva este ano!! Joana Santos… por amor de Deus, ela é só uma actriz, está a desempenhar um papel, não tem de comandar uma equipa e dar a cara para milhares de pessoas, se se enganar numa fala, quem se importa com isso?! O que é de mérito é ganhar 4 taças num só ano, coordenar uma equipa e deixar no auge da felicidade milhares de portistas! 🙂 Foi mais que merecido! É uma questão de CLASSE!!
Subscrevo o teu comentário RF, e não sou portista.
Agora vamos virar a página e deixar os futebóis. Ninguém tem nada a dizer sobre os prémios culturais?
gostava muito que a JOANA DE VERONA ganhasse, porque ela é verdadeiramente boa actriz
gosto muito dela continua a brilhar.
Que tristeza se lê nas linhas em cima. A joana Santos é SÓ uma actriz?!? SÓ!? O que é que isso quer dizer…? a confirmação de que temos o país que merecemos… o futebol é que é importante mais nada!… podem dever dinheiro, têm impostos facilitados, pagam-se balurdios para assistir a jogos… e a cultura?… fica esquecida… pois é, só que há muito que os paises mais avançados entenderam que a cultura e a educação é que fazem um país… pagar 5€ para ir ao teatro é caro, mas paga-se não importa quanto para um jogo de futebol… é triste… foi SÓ um desabafo..
Concordo consigo Ana, mas… De cultura aquela Telenovela não tem quase nada – tem a vantagem de não estarmos a compra-la ao Brasil como noutras situações! É mais 1 hora por dia para “embriagar” os portugueses – aí o futebol tem vantagem que é de 1h30.
De resto de acordo consigo – ia o prémio para a Diana que não tem o Pinto da Costa a ensaia-la… Se queriam sublinhar a época do Porto (com toda a espectacularidade da situação) e com todo o mérito, criavam o Prémio “Melhor Dirigente Desportivo” e atribuiam ao Senhor Jorge Nuno (eu sou do Sporting e tiro o chapéu a esse Senhor).