Fantasporto 2026 – 2, 3 e 4 de Março.

| Lido 51 vezes
Fantasporto 2026 - banner

2ª parte da programação da 46ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, a decorrer no Batalha Centro de Cinema de 27 de Fevereiro a 8 de Março. Abaixo poderão conhecer mais alguns dos filmes a ser exibidos na Sala 1. As sinopses são as fornecidas pela organização do festival. Podem também aceder directamente à bilheteira específica para cada sessão, no link junto da informação de cada filme. Depois da exibição dos filmes, podem encontrar aqui a apreciação/crítica e classificação a cada um. Podem também consultar a programação da Sala 2 aqui.

2ª FEIRA, 2 de Março

15.15 ✦ “The Dollmaker
Fantasporto 2026 - The Dollmaker

José Maria Cicala – 100’ (Argentina) – CF – Horror- v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Numa pequena cidade em que nada acontece, várias mulheres desaparecem. As forças da cidade procuram o culpado. O principal suspeito é Tomás que trabalha numa loja de aluguer de vídeo e trata da mãe. Tomás está agora enamorado de Argentina, uma jovem empregada de um bar. Um exemplo do melhor cinema de horror argentino onde cada personagem encerra múltiplos mistérios. Esta é a 4º longa-metragem do realizador e argumentista Cicala conhecido por “Shadow of the Cat” (2021) e “Sola” (2021), vencedor do Prémio de Melhor Filme Independente no Festival de Montreal.

Apreciação:

Classificação:

17.30 ✦ “Lenore
Fantasporto 2026 - Lenore

David Ward – 88’ (Austrália) – CF – Horror- v.o. ingl, leg port | Bilheteira

Lenore é uma influenciadora que se expõe na net, incluindo a sua vida privada e a sua relação com o pai. Um espectador assíduo e obcecado é Max Wren, um realizador que está, diz ele, a fazer um documentário. Quando é visitado por outro fã da influenciadora, a realidade dilui-se. Sabem que Lenore desapareceu e os seus seguidores não aguentam a sua falta. Um filme vindo da Austrália, baseado numa peça de teatro e que conta com um notável protagonista, Nicholas Jaquinot.

Apreciação:

Classificação:

19.15 ✦ “Crushed
Fantasporto 2026 - Crushed

Simon Rumley – 102’ (Reino Unido) – CF – Horror – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES- v.o. ingl, leg port | Bilheteira

Nos arredores de Bangkok, um perturbador vídeo sobre crueldade em animais está a circular, causando o choque e nojo dos que o vêem. Esse vídeo vai marcar a vida pacífica do pastor Daniel e da sua mulher May quando é mostrado à filha Olívia, matando-lhe a inocência. Depois do seu gato desaparecer, a já traumatizada Olivia é raptada por um oportunista, Stanley, para a vender depois ao sub-mundo do tráfico humano. O realizador Simon Rumley venceu o Festival de Sitges com “The Living and the Dead” (2006) e com a curta-metragem “The Handy Man” (2006). “Crushed” foi selecção dos Festivais de Edinburgo, Fright Fest e Sitges.

Apreciação:

Classificação:

21.30 ✦ “The Whisper” (“El Sussurro“)
Fantasporto 2026 - The Whisper (El Sussurro)

Gustavo Hernández Ibáñez – 101’ (Uruguai/ Arg) – CF – CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES- v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Uma mãe, Lucia, e o seu filho Adrian fogem de um pai violento para uma casa isolada num bosque. O desaparecimento de várias raparigas na zona e um gato com localizador vão-lhes revelar vizinhos perigosos que fazem parte de uma rede que rapta jovens para fazer “snuff movies”. Mas Lucia tem também de lidar com a maldição que afecta a sua família. O realizador Gustavo Hernández é conhecido por “The Silent House” (2010) que foi selecção do Festival de Cannes. “El Sussurro” foi selecção do Festival de Sitges 2025 e venceu o Melhor Filme nos festivais Mórbido (México) e Rojo Sangre (Argentina).

Apreciação:

Classificação:

3ª FEIRA, 3 de Março

15.15 ✦ “IAI
Fantasporto 2026 - IAI

Zenzo Sakai – 91’ (Jap) – CF/OE – horror – v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Duas irmãs. Após a morte do pai, uma delas, Kana, fica com a mãe, muito idosa, numa cadeira de rodas e sem falar. Para além do trabalho, há um problema de comunicação. Kana convence-se de que a mãe tem um espírito maléfico dentro. E avisa a irmã para proteger o filho Yuta. Contudo, não consegue evitar que todos vão morrendo à volta dela. Um exemplo do horror japonês, construído a partir de pequenos detalhes. O realizador Kenzo Sukai é conhecido por “Kaunsera” (2021), “Since Then” (2012 ) e “Sharing” (2014) . Esta é a sua primeira longa-metragem.

Apreciação:

Classificação:

17.15 ✦ “Hellbilly Hollow
Fantasporto 2026 - Hellbilly Hollow

Kevin Wayne – 85’ (EUA) – CF – horror- v.o. ingl, leg port | Bilheteira

O macabro atrai grupos de adolescentes em busca de emoções fortes à feira de diversões instalada numa quinta do Alabama. Chega também uma equipa interessada em filmar um programa sobre o paranormal com o gerente e pessoal da quinta. Entre a realidade e a magia, o passado e o presente, o horror instala-se. Com Sandra Lafferty (“The Hunger Games”), Hallie Shepherd (“Due Justice”) e Danny Vinson (”Walk the Line”). Kurt Deimer, o protagonista é um conhecido músico de “heavy metal” que também assina a banda sonora. Selecção do Fantastic Horror Film Festival de San Diego.

Apreciação:

Classificação:

19.15 ✦ “The Specials
Fantasporto 2026 - The Specials

Eiji Uchida – 111’ (Jap) – SR /OE – WORLD PREMIÈRE – comédia, acção, thriller- v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Um grupo heterogéneo de yakusas tem como missão aniquilar o chefe de outra facção, Honjo, que está sempre rodeado de guarda-costas. O seu ponto fraco é a neta que vai participar num concurso de dança. A solução para o conseguirem matar é participarem na competição. Só que têm também de aprender a dançar. Uma comédia de acção em que as cenas de tiros vão combinar com a descoberta do outro lado da sociedade, feito de amizade e solidariedade. Selecção do Festival de Helsínquia. O realizador Uchida venceu o Prémio do Público com “Midnight Swan” (2020) no Festival de Udine (Italia).

Apreciação:

Classificação:

21.30 ✦ “Wild Nights, Tamed Beasts
Fantasporto 2026 - Wild Nights, Tamed Beasts

Wang Tong – 120’ (China) – SR/OE – INTERNATIONAL PREMIÈRE- v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Uma idosa morre no hospital e a curadora, a jovem Ye Xiaolin, avisa a família. Logo a seguir é contratada para tratar do pai de Ma Deyong, um tratador de zoo que vive com um leão velho num apartamento inacabado, tudo o que restou da fortuna do pai como construtor. Agora o pai está paralisado e não fala e Deyong descobre quem é a jovem. Uma visão sobre o drama da velhice, a dignidade e a relação com a morte.

Uma excelente interpretação de Rao Xiaozhi no protagonista, actor e realizador, premiado já no Festival de Shanghai em 2023, entre outros, pelo seu papel em “Home Coming”. Este filme obteve o Grande Prémio do Juri do Festival de Shanghai de 2025, onde também actriz Regina Wan venceu na sua categoria. Foi ainda Prémio de Melhor Argumento no First Youth Festival 2025. É a primeira longa-metragem do realizador, também conhecido por Tony Wang, depois da curta “Time to Die” (2015).

Apreciação:

Classificação:

4ª FEIRA, 4 de Março

15.00 ✦ “Sisa
Fantasporto 2026 - Sisa

Jun Robles Lana – 118’ (Filipinas) – SR/OE – drama, guerra- v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Depois da colonização dos espanhóis, vieram os Americanos para as Filipinas. Entretanto as atrocidades contra a população fazem nascer a revolta. Numa aldeia de mulheres, cujos homens já morreram na guerra, aparece uma mulher enigmática a quem decidem chamar Sisa. As relações com a guarnição americana do lugar parecem pacíficas. E tudo parece encaminhar-se para a luta quando surgem vislumbres de paz. Mas podem os povos oprimidos esquecer a vingança? Com a fabulosa Hilda Koronel no papel principal. O realizador Robles Lana é um conhecido do Fantasporto onde já apresentou “About Us but not About Us” em 2022, e tem já mais de 40 prémios internacionais.

Apreciação:

Classificação:

17.15 ✦ “Don’t Call me Mama
Fantasporto 2026 - Don’t Call me Mama

Nina Knag -106’ (Noruega)- SR – drama, imigração – v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Uma professora, a braços com a passada infidelidade do marido, o actual mayor, trabalha com imigrantes e afeiçoa-se a um deles, o jovem Amir. Leva-o para casa para evitar que seja enviado para longe. Em breve, um caso amoroso entre os dois vai esconder verdades e revelar mentiras. Um conto sobre o oportunismo e a compaixão. Uma excelente interpretação da actriz principal deste filme que foi selecção do Festival de Karlovy Vary onde Pia Tjelta venceu o Prémio de Melhor Actriz. Este é a primeira-longa-metragem da realizadora.

Apreciação:

Classificação:

19.30 ✦ “Papa Buka
Fantasporto 2026 - Papa Buka

Dr. Biju Demodaran – 102´(Papua Nova Guiné/Índia) – SR/OE – drama, ecologia – v.o., leg ingl e port | Bilheteira

Dois indianos. Uma fotógrafa, Romila, e um historiador, Anand, vão descobrir as histórias dos soldados do seu país que morreram na Papua durante a II Guerra Mundial, lutando ao lado dos australianos e dos ingleses. Um deles, o avô de Romila. O seu guia vai ser Papa Buka, um velho sábio, que lhe dá a conhecer a dança, a música, as tribos, a sua biodiversidade, a herança cultural e sobretudo o seu sofrimento numa guerra que não era deles.

Este filme é o candidato aos Óscares pela Papua Nova Guiné, realizado em co-produção com a Índia e da responsabilidade de um dos mais prestigiados realizadores indianos, cuja obra já foi premiada em múltiplos festivais, incluindo o Fantasporto. O realizador foi três vezes vencedor do Prémio Nacional de Cinema da Índia e foi selecionador para os Óscares em 2015. Apresentou o seu primeiro filme, “Saira” em 2007 no Festival de Cannes. Seguiram-se outros filmes que receberam inúmeros galardões por todo o mundo, nomeadamente no Festival de Shanghai, Cannes, Moscovo, Chicago, Tallin e também no Fantasporto com “Painting Life” (2018) que foi Prémio da Crítica.

Com 23 prémios internacionais, é, entre outros, conhecido também por “Birds with Large Wings” (2015), “Sound of Silence” (2017), este vencedor do Festival de Cincinatti, e “Trees Under the Sun” (2019), premiado como Melhor Filme em Toulouse. O seu filme “Invisible Windows” (2022), apresentado já no Fantasporto, precedeu este “Papa Buka” (2025).

Apreciação:

Classificação:

21.30 ✦ “#Iwilltellyouthetruth
Fantasporto 2026 - #Iwilltellyouthetruth

Keisuke Toyoshima – 118’ (Japan) – SR/OE – EUROPEAN PREMIÈRE – reality shows, thriller- v.o., leg ingl e port | Bilheteira

No super popular programa interactivo “Full House Days”, os participantes (“speakers”) são seleccionados à sorte do programa “#iwilltellyouthetruth” e confessam os segredos ocultos em relação a homicídios famosos, recebendo dinheiro pela surpresa causada pela história que contam, e dependendo do grau de espanto da audiência. Mas as histórias estão a ficar cada vez mais sangrentas. O objectivo é chegar ao milhão e meio de participantes. As redes sociais e os efeitos nocivos desta tecnologia. O realizador tem extensa obra na TV e no cinema. Selecção do Festival Bifan (Coreia do Sul).

Apreciação:

Classificação:

Que filmes estão a pensar ir ver ao Fantasporto 2026, e qual vos chama mais a atenção?

Parte 1 da programação do Fantasporto 2026.

Deixe um comentário