O Fantasporto entra hoje na sua fase oficial com o ínicio das competições e com os filmes mais esperados. Deixamos aqui mais alguns destaques para os próximos dias, a começar com o filme da sessão oficial de abertura hoje. As sinopses são as do programa oficial do festival, e podem consultar horários e a restante programação nos links que vos deixei aqui.
“Haemoo“
de Shim Sung-Bo, 111’ (Coreia do Sul), SR/OE – VO leg Port Drama – A tripulação de um navio de pesca decide aceitar uma perigosa missão. Sobre o drama dos clandestinos, este primeiro filme aborda também as tensões entre homens num espaço fechado. Candidato pela Coreia aos Óscares.
“White Settlers”
de Simeon Halligan, 81’ (UK), SR Thriller
APRESENTADO POR MEMBROS DA EQUIPA / PRESENTED BY MEMBERS OF THE CAST&CREW
É a primeira noite de Ed e Sarah na sua nova casa, uma casa de campo isolada na fronteira com a Escócia. A mudança deveria ser um novo começo para o casal, longe da pressão e do bulício de Londres. Mas são eles verdadeiramente bem-vindos? Do realizador de “Splintered”.
“Hassan’s Way / El Rayo“
de Ernesto de Nova, 85’ (Espanha), SR Documentário – O regresso a casa de um emigrante. Hassan compra um tractor e enfrenta o mundo sozinho. Uma odisseia épica com um dos temas mais actuais do momento.
“The Hoarder”
de Matt Win, 86’ (UK), CF Horror
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE APRESENTADO POR MEMBROS DA EQUIPA / PRESENTED BY MEMBERS OF THE CAST&CREW
Ella descobre um segredo aterrador quando fica presa num armazém subterrâneo. Para sobreviver, terá que se aliar a um grupo de estranhos, cada um deles com algo a esconder. Com Mischa Barton, actriz de “Notting Hill” e “The Sixth Sense”, e ainda Robert Knepper da série TV “Prison Break” e “ Hunger Games: Mocking Jay- Part 1”.
(trailer não disponível)
“Be My Cat: A Film for Anne“
de Adrian Tofei, 109’ (Romenia), CF Horror/Thriller
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE APRESENTADO POR MEMBROS DA EQUIPA / PRESENTED BY MEMBERS OF THE CAST&CREW
Obcecado por fazer um filme com a actriz Anne Hathaway, um jovem aspirante a cineasta da Roménia chega a extremos chocantes para provar as suas capacidades. O realizador Adrian Tofei concebe assim a sua primeira longa-metragem, onde é também o actor principal.
“Another”
de Jason Bognacki, 80’ (EUA), CF Fantástico – Entrando no mundo de Argento e Fulci, a história de Jordyn apresenta desenvolvimentos pavorosos ao saber que os seus desmaios e alucinações significam muito mais do que ela alguma vez poderia imaginar- um legado. Seleccionado para o FrightFest (Reino Unido).
“One On One”
de Kim Ki Duk, 122’ (Coreia do Sul), SR/OE Thriller – Após a morte de um estudante, os sete suspeitos são perseguidos por uma organização terrorista. Baseado num incidente recente que ameaçou a democracia e os direitos humanos. Filme de abertura do programa paralelo do Festival de Veneza, Venice Days. Kim Ki-Duk é um dos mais premiados realizadores coreanos e dirigiu vários vencedores do Fantas como “A Ilha“, “Pietá” e “The Bow“.
“Awaiting”
de Mark Murphy, 95’ (UK), CF Thiller/Horror
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE APRESENTADO POR MEMBROS DA EQUIPA / PRESENTED BY MEMBERS OF THE CAST&CREW
Morris é um recluso com tendências psicóticas cuja vida muda quando a sua ingénua filha, Lauren, salva uma das suas vítimas e se torna amiga dela. De Mark Murphy , realizador de “The Crypt”.