Cinema 2009 – O Veredicto.

| Lido 3.334 vezes

Tendo este blog menos de um ano, esta é a primeira vez que faço (publicamente) um balanço anual e uma lista dos 10 mais do ano (para mim). Uma nota para realçar que esta lista é restringida aos filmes que estrearam em Portugal no ano que agora acabou (dela fazem parte filmes que foram premiados internacionalmente o ano passado e não faz parte, por exemplo, “Anticristo”, que estreia por cá este mês). Assim sendo, aqui fica a lista dos 10 +, para mim, do ano 2009:

1 – “Sacanas Sem Lei” de Quentin Tarantino

2 – “Deixa-me Entrar” de Tomas Alfredson

3 – “Estado de Guerra” de Kathryn Bigelow

4 – “O Wrestler” de Darren Aronofsky

5 – “Avatar” de James Cameron

6 – “Revolutionary Road” de Sam Mendes

7 – “Homem No Arame” de James Marsh

8 – “Up – Altamente!” de Pete Docter e Bob Peterson

9 – “O Estranho Caso De Benjamin Button” de David Fincher

10 – “Districto 9” de Neill Blomkamp

Algumas menções honrosas (sem ordem de preferência):

Abraços Desfeitos” de Pedro Almodóvar

Moon” de Duncan Jones

Actividade Paranormal” de Oren Peli

Na outra face da moeda, deixo também a minha lista dos piores. Só que, como tenho por método tentar evitar os filmes (potencialmente) maus, esta lista é muito mais curta:

The Spirit” de Frank Miller

2012” de Roland Emmerich

De notar que não vi “Transformers – Retaliação” e “G.I. Joe: O Ataque Dos Cobra“, daí não constarem da lista. Não farei a lista dos melhores e piores da década, mas tenho uma certeza: “The Spirit” é o pior filme em muitos anos. É preciso recuar a 2003 e a “Liga de Cavalheiros Extraordinários” para encontrar outro filme que me fez sentir que tinha perdido duas horas de vida. Entre os dois, e para pior filme da década, venha o diabo e escolha.

Abaixo, estão alguns trailers de filmes que estão na lista mas que, por uma questão de antiguidade ou de falta de oportunidade, não tiveram honras de exibição aqui no laxante. Para estes, e por merecerem, está colmatada a falha.

Se concordam ou não com estas escolhas, se querem adicionar alguma nota ou ponto de vista, ou promover a discussão civilizada do assunto, por favor usem a caixa de comentários abaixo. Obrigado.

Deixe um comentário