O marido da actriz Jennifer Garner (“Elektra“, “De Repente, Já nos 30“) voltou recentemente à ribalta por ser escalado para o papel de Bruce Wayne/Batman no próximo filme da DC/Warner, “Batman Vs Superman“ (título provisório). Todavia, para os verdadeiros cinéfilos, Ben Affleck não deixou o cenário de Hollywood por nenhum momento.
No ano passado, o actor californiano produziu, dirigiu e estrelou “Argo“, vencedor de três Academy Awards (incluindo o Óscar de melhor filme). Desta vez, porém, o drama militar fica de lado para dar lugar ao poker.
Produzido por Leonardo Di Caprio, “Runner, Runner“ (traduzido para o português como “Aposta Máxima”) tem como argumento e pano de fundo o mundo do poker online. Richie Furst, o protagonista, é um estudante de Princeton – uma das mais conceituadas universidades dos Estados Unidos. Para pagar sua faculdade – que, nos EUA, custa em média 50 mil dólares (aproximadamente 100 mil reais) por ano – Furst decide investir no jogo e pratica poker na internet. Todavia, diferentemente da maioria dos sites de poker seguros e com capital aberto, o site no qual Richie joga é sediado numa ilha remota, sem qualquer legislação protectora.
O que acontece então?
Segundo a sinopse lançada à imprensa, o protagonista interpretado por Ben Affleck perde todo seu dinheiro de modo bastante estranho. Ele, então, descobre a localidade caribenha do site e vai até lá para confrontar o corrupto dono do negócio (cujo actor é Justin Timberlake). Seu nome é Ivan Block, um homem de negócios sem escrúpulos. Block consegue persuadir Furst a juntar-se à direcção do site, tornando-se seu protegido. Com efeito, Richie torna-se o braço direito do corrupto Blake.
O clímax chega quando o FBI (polícia federal americana) entra na parada e começa a investigar as actividades do site. Um agente do FBI, Zbysko (Anthony Mackie), bola um plano para derrubar as actividades do site: começa a usar Richie – jogando a personagem de Affleck – contra Ivan Block.
A película trata de um tema cada vez mais em voga, o poker online. Anteriormente tido como um jogo de azar, o poker conquista a cada ano cada vez mais adeptos e agora é visto como uma modalidade desportiva cuja habilidade dos jogadores influencia o resultado muito mais do que a sorte. Cada vez mais existem profissionais do desporto, que estudam diariamente e praticam na internet.
Contudo, “Aposta Máxima” não deve se focar nas cartas (como “A Última Cartada“, “21“, focou no 21/Blackjack anos atrás). O filme claramente adoptará uma temática de triller criminoso – no caso, a empreitada de Ivan. O poker acaba sendo apenas uma desculpa para que Richie comece sua jornada, uma jornada que mudará sua vida. Nada mal para quem passava horas na frente do computador jogando cartas para pagar a faculdade.
“Aposta Máxima“ tem produção da 20th Century Fox, realização de Brad Furman, produção executiva de Leonardo Di Caprio e Ben Affleck, Justin Timberlake, Gemma Artenton e Anthony Mackie nos papéis principais. O filme tem previsão de lançamento no fim deste mês (27 de Setembro) em Portugal.
Acho q os papéis do Ben Affleck e do Justin estão invertidos…